Não! Ainda não encerrei o Blog, e não sei exatamente quando irei encerrar. Acho que quando cansar.
Como italiano, adquirimos uma série de direitos mas também uma outra série de obrigações. E um dessas obrigações que recaem aos italianos que residem no exterior é a inscrição anagráfica no consulado de sua circunscrição. Como atualmente eu moro em Mato Grosso e o meu estado pertence a circunscrição de São Paulo, eu devo, segundo as leis italianas, comunicar em 90 dias a minha residência nesse país (Brasil).
Entrei no site do consulado de São Paulo e localizei a página que dizia o que era preciso para realizar a inscrição no AIRE. Reuni todos os documentos e enviei para o consulado via correios. Esperei algum tempo para obter alguma confirmação e então escrevi para o consulado.
Bem, nesse primeiro e-mail "em português" eu informei que havia solicitado a minha inscrição no consulado via correios e gostaria de saber alguma posição. Havia enviado para o URP, mas passado alguns dias não recebi nenhuma confirmação.
Num segundo e-mail eu escrevi para a "Segretaria" e dessa vez em "italiano" cobrando um retorno em relação ao e-mail anterior. Hoje eles me responderam que a minha transferência já havia sido solicitado ao meu comune e que o próprio comune iria me comunicar quando a transferência houver sido efetivada.
É... para quem pensa que tudo acaba na assinatura do livro, está enganado.
Abbraccio a tutti.