martedì 1 aprile 2008

Inclusão Social

Benvenuto!

Hoje o assunto é inclusão social!!

Importantíssimo assunto pois ninguém gostar de se sentir sozinho, isolado, diferente... daí vem a sensação deprê e aqueles ataques de "ninguém gosta de mim", e depois dizem que os italianos são frios, são grossos. Sabe porque isso acontece?? Não houve inclusão social.

Vamos meditar agora! Se você que está lendo este post é um italiano(a) nato all'estero feixe seus olhos e sinta o seu sangue cor de "pomodoro" correr dentro de suas veias e tente se imaginar na Itália, e lembre-se... você é italiano(a)! Lembre-se agora que tudo o que você verá, sentirá, ouvirá, provará já fora em um passado não muito remoto (logicamente considerando as devidas diferenças de época e suas dimensões/proporções) consistiu, em sua essência sócio-cultural, na vida de seus antepassados! Sinta-se parte disso... não é diferente do que suas origens conheceram a algumas décadas atrás... apesar de, para a grande maioria, ter sido motivo de tristeza e sofrimento... sinta-se vitorioso por eles, pois você cumpre a missão de muitos que para além mar se foram e agora têm sua descendência retornando.
Como diz a Mafalda Minnozzi em sua música Speranza... "Lui che qui arrivò, che ritornerá".

Tudo bem... mas como incluir-se socialmente e culturalmente.

Felizmente a Itália é um país que busca preservar muito a sua cultura, portanto não é difícil achar em praticamente todos os comunes associações, organizações de moradores, clubes, ONG's, museus, centros culturais, e algumas outras coisas a mais.
Um pré-requisito para a inclusão social é a força de vontade em conseguí-la e um modo muito legal de se fazer isso, ao meu ver, é buscar fazer amizades. Sei... já ouvi isso também =(... dizem que fazer amigos no velho mundo é bem difícil. Nada que todo um know-how de quem viveu a anos no Brasil, com a fama de um país caloroso que tem, possa contornar... e têm situações bem diferentes do que constumamos pensar, eu me recordo que recentemente uma amiga minha - Núbia é você!! - esteve na Itália e me deu ótimas notícias. Apesar do embromation, ou embromazione rsrsrs, foi muitíssimo bem recebida na terra dos ancestrais dela de forma bastante calorosa... diz ela que amou (Núbia, permita-me fazer esse comentário sobre você).

O próprio fato de buscar um curso de italiano já é em si a forma mais essencial de incluir-se socialmente, pois a inclusão social sem a inclusão linguística não é plena. E largue de ser bobo(a) ou metido(a), seja aberto(a)... se você é um orgulhoso(a) de nariz empinado não vai conseguir isso facilmente, então deixe de manha.

Falando um pouco dos meus planos... eu acredito que terei um bom resultado quanto inclusão social e linguística de duas formas: 1. fazendo um curso de italiano e 2. fazendo um trabalho voluntário.
Pretendo então buscar alguma organização, seja pública ou privada, que atue em trabalhos sociais, culturais e ambientais para apresentar-me como voluntário. É uma oportunidade grande de conhecer pessoas, fazer amizades, praticar o italiano e ajudar também. Vou me sentir valorizado e integrado.

Portanto queridos italianos(as)... mais uma vez eu faço esse apelo, sejam italianos verdadeiramente!!

Nessun commento: