sabato 30 agosto 2008

Operação Carimbaço - Fase 2

já encontra-se no patronato os meus 2 documentos para serem traduzidos. Graças a Deus e ao Sedex!
Já conversei com o Marcelo que trabalha lá no patronato EPASA que fica no Ed. Itália e nessa próxima semana os meus documentos serão legalizados!
Espero na segunda-feira já poder comprar as minhas passagens aéreas para ir a SP... pelo que tudo indica, embarco ainda nessa primeira quinzena de setembro!

Apenas salientando que lá no patronato os documentos serão traduzidos, o patronato irá reconhecer a firma do tradutor e do tabelião que assinou a emissão dos documentos.
Para que a firma do tabelião seja reconhecida é necessário que haja o cartão de assinatura do bendito no 27º Tabelião de Notas que fica pertinho do patronato. Não se esqueçam disso!

Revisem bem as traduções para assegurar que não hajam erros!

giovedì 28 agosto 2008

Operação Carimbaço - Fase 1

eu só quero saber quantas fases vai ter essa operação carimbaço... não pode passar de 4 hein!!

Bem... depois de ter perdido metade da minha manhã com os correios eu consegui retirar a correspondência que veio (as duas certidões civis).

Eu as examinei minuciosamente para ver se não tinha nenhum problema, e graças a Deus não tinha mesmo. É um risco a menos!

Hoje foi uma viagem esse negócio de correios... primeiro o cara levou um ano para achar a minha correspondência, depois eu sai para tirar uma fotocópia dos documentos (para segurança mesmo), depois eu voltei ao correios e comprei um envelope de Sedex... quando fui preencher!! Tcharaamm... o endereço estava anotado em um pedaço de papel que cara que buscou a correspondencia para mim tinha pego. Ele já não estava mais trabalhando.
Por sorte eu sabia o endereço todo do patronato menos o CEP, ou seja, essa sorte não deu em nada. O bendito do funcionário dos correios que me atendia não conseguiu achar o CEP no sistema... acredita?
Tive que vir em casa e consultar na net... é claro que achei. Deu vontade de ir lá falar com ele e mostrar como que funciona a coisa.
Postei!! Perdi um tempão em filas!

Creio que no mais tardar na próxima segunda o patronato receberá meus documentos e na próxima semana farão a tradução. Pretendo ir a SP antes do dia 15/09, creio que vou conseguir sim.

Tudo com muito trabalho, com muito suor, com muita dor de cabeça... e não achava que seria diferente. Isso que é a busca do reconhecimento de um cidadão italiano nascido fora da Itália.

Abraço e até o próximo post!

mercoledì 27 agosto 2008

Vale a pena ver de novo...

o título é esse porque é realmente uma novela esse negócio de legalizar, digo isso pois já será a segunda vez!! =/

Hoje chegaram as 2 certidões via correios..."o mais legal" é que não tinha ninguém para receber a correspondência em minha casa e terei que retirar amanhã na agência dos correios.

Amanhã mesmo estarei enviando as certidões para tradução... e tomara que não haja mais nenhum erro, por favor!!

O plano é embarcar para SP nessa primeira quinzena de setembro para legalizar esses 2 documentos. Que Deus me ajude!

Abraços

sabato 23 agosto 2008

Um pouco apreensivo

Como não poderia deixar de ser... a saga da cidadania italiana é cheio de surpresas.
Quem se propõe a encarar essa batalha tem que ter muita paciência e ânimo para seguir adiante pois são tantos entraves que mexem com as estruturas da gente.

Agora me surge mais um motivo para temer a dificultação do meu processo... a exigência da certidão em inteiro teor. Isso mesmo... certidão em inteiro teor é uma das mais novas exigências dos consulados de Belo Horizonte e de Porto Alegre para legalizar os documentos.
Há algumas linhas que acreditam que haverá a adesão de outros consulados ao mesmo modelo... eu só espero que para São Paulo não seja tão breve assim ou terei sérios problemas!

O que ocorre... preciso legalizar 2 certidões que tiveram erros e elas já estão a caminho.
Ainda tenho que traduzir os documentos e pretendo legalizar até no máximo o dia 15 de setembro.

Preciso agora ter sorte...
1. Sorte para que as certidões que foram emitidas não contenham erros;
2. Sorte para que o tradutor não erre novamente na tradução;
3. Sorte para que SP ainda aceite as certidões normais;
4. Sorte para que SP aceite legalizar os meus documentos.

Até agora nada tem sido impossível... quero continuar pensando assim também.

Fico triste por diversos amigos que têm sido prejudicados com essas mudanças nos procedimentos adotadas pelos consulados italianos no Brasil (POA e BH).
Tem sido cada vez mais difícil conseguir preparar os documentos... é um desgaste mental e um processo financeiramente oneroso (pelo menos para mim está sendo).

Infelizmente o Brasil está cheio de pessoas que se acham espertas e falsificam documentos para conseguir o reconhecimento de uma cidadania que não existe. Isso tem feito com que os consulados adotem medidas de segurança para barrar essas práticas criminosas, mas infelizmente essas medidas tem atingido pessoas que não tem nada com a "paçoca".

domenica 17 agosto 2008

Conselhos...

"Se alguém é capaz de distinguir um bom e um mal conselho, então esse alguém não necessita de conselhos" (Autor Desconhecido).

Se tem algo que me incomoda são "conselhos"... e como me incomoda!!!

Não meu amigo! Eu não despreso conselhos, eu os acato desde que as origens sejam sólidas e dignas de confiança.
Por que hoje estou falando sobre isso?
Porque mais uma vez eu ouvi algo que não me desce muito bem, e para não ser mal educado com uma pessoa no momento em que nos fomos apresentados eu preferi segurar e descarregar no Blog.

Bem... começou depois de uma janta uma breve apresentação a um indivíduo que morou algum tempo em Portugal... e após ter sido apresentado, e o erro, disseram-lhe que iria para a bota, o indivíduo soltou algo como "louco", "coitado", "boa sorte"!!!

Jesus amado, se ele soubesse o que pensei naquele momento, ele jamais teria se atrevido a dizer naquilo.

O que esperar de alguém que fala uma coisa dessa?
Que cruz foi essa que ele carregou para chegar a esse ponto?
Que trauma ele trouxe de lá?

Humm...

Deixe-me advinhar aqui!
No mínimo... ele foi um daqueles que começou entrando com o visto de turista e permaneceu ilegalmente após o vencimento desse.
Bem... suponho ainda que ele foi uns dos adeptos ao "brazilian way of life" fora do Brasil (ou seja, sem perspectivas nenhumas a não ser os empregos de praxe que nenhum nativo quer fazer).
Ainda por cima a pessoa deveria tomar muito cuidado para não vacilar e ser pego pela imigração!
Deveria sustentar alguém ou mandar algum dinheiro para o Brasil.
Pensava em juntar uma grana e voltar para montar um negócio.
E no fim das contas se sente expert em conselhos!

Posso até estar errado mas as probabilidades e os dados estatísticos me permitem concluir mais uma vez:

"Se alguém é capaz de distinguir um bom e um mal conselho, então esse alguém não necessita de conselhos" (Autor Desconhecido).

Punto e basta!!

domenica 10 agosto 2008

Certidões emitidas finalmente!

Já encontram-se a caminho as duas certidões que estava aguardando que o cartório emitisse!
Chegando aqui ela será submetida a uma minuciosa conferência que poderá durar horas, rsrs... logo após será remetida ao patronato para a tradução.

É isso ai!! =)

mercoledì 6 agosto 2008

Essa semana sai!!! Sai??

Então colegas, a informação que tive é que a impressora do cartório já foi consertada e que agora as minhas certidões podem ser emitidas.

Bem... espero que consiga ainda nessa semana que todas as duas sejam emitidas e me enviadas pelo correio, e o mais importante, que estejam 100% corretas. Eu ainda terei que enviar para o Patronato em São Paulo para serem traduzidas e terem as firmas reconhecidas.
Isso vai levar um tempo ainda. Espero conseguir no final desse mês ir a São Paulo legalizar esses dois documentos.

Para quem nunca acessou meu Blog e está lendo este post agora, eu legalizei todos os meus documentos em 26 de maio desse ano, porém somente depois eu descobri alguns erros de grafia em dois documentos que precisam ser corrigidos (erros no momento da emissão e da tradução).
Portanto me apresentarei ao consulado portando todos os documentos legalizados para que pudesse legalizar os dois que tinham erros.

Estou aqui calculando e recalculando todos os meus planos... putz, esses dias estava lembrando que em janeiro, quando estarei lá, já é inverno. Ai sabem né, friiiiiiooo!! Vou ter que me munir com roupas que precisarei comprar lá mesmo.

Não vejo a hora de estar com toda a documentação prontíssima.
Quero superar logo essa fase!

sabato 2 agosto 2008

Melhorias nos planos =D

Já faz um tempo que eu não posto boas notícias, mas nesse post eu vou apenas comentar... não vou deixar muito explícito o que irá acontecer.

Primeira coisa, eu continuo mantendo a minha meta para janeiro, irei para a Itália. Mas para isso eu precisarei legalizar ainda 2 documentos que identifiquei erros somente depois de terem sido legalizados no mês de maio.

Eu consegui bolar um plano muito bom para mim... eu não quero dizer aqui o que houve realmente, não sei o motivo dessa minha atitude, mas eu prefiro deixar contar no andar da carruagem.
Eu basicamente tomei uma decisão que me ajudará e muito durante o período que estiver tramitando o meu processo de reconhecimento de cidadania. Irei desvendando esse mistério aos poucos e quem sabe esse Blog não se torne como aqueles romances que a melhor parte fica no final e não dá para ficar pulando etapas senão não se entende tudo... pois tomara que o Blog fique assim também.

Vou dar apenas algumas pistas: trabalho, viagens, cidadania, temporadas... capisce??

Para tomar essa decisão eu pensei muito bem e até consultei o meu estimado amigo Fabio, além dos meus pais e colegas. Creio que foi uma decisão sensata e prudente.

Fiquem na curiosidade e visitem mais o Blog, kkkk.
Obrigado mais uma vez pela visita.

Abbraccio