Essere italiano!!
Aproveitando que agora, depois do almoço, estou bem alimentado e com forças para digitar... é hora de destilar a minha insatisfação contra os "maus italianos nacidos fora da Itália".
Você já ouviu alguém dizer: "Eu tenho o passaporte italiano" ao invés de dizer "Sou italiano, ou tenho cidadania italiana"???
Ohh coisa que incomoda... e vou ser sincero para vocês, é nesse momento que ascende a minha fúria radicalista. Isso que é banalizar uma identidade!!
Não sou a favor de limite de gerações!
Sou a favor a transmissão por via materna mesmo antes de 1948!
Porém... sou a favor de restrições para as pessoas que queiram ter sua cidadania reconhecida!
Como?
Bem... não necessariamente você precise morar na Itália após ter sua cidadania reconhecida, talvez se tenha outros planos, ficar no Brasil, algum outro país comunitário, sei lá... mas pelo menos SEJA italiano ora bolas! Respeite a cultura, tenha interesse em conhecê-la, defenda os interesses do seu país... seja patriotra!
É tão triste ver um direito ser tão banalizado e utilizado apenas como uma mera oportunidade sem ter nenhum compromisso com quem instituiu esse direito! E nesse momento eu realmente consigo me colocar no lugar de pessoas que se sentem feridas com isso, principalmente os natos, que entre suas propostas de alteração da lei de cidadania propõe o conhecimento da língua e da cultura.
Sou sim, a favor de mudanças que venham barrar esse oportunismo irresponsável!
Mudanças essas que não possam prejudicar as pessoas que têm o direito e tem o interesse em ser italiano.
PS: Estou adicionando mais um link na minha lista de favoritos... é o Blog da Juli, minha querida amiga do Orkut e parceira de moderação na comunidade Minha Saga. "De Tudo Um Pouco"!
2 commenti:
Xande!
Que honra ter o meu blog relacionado ao seu! Relacionei o seu no meu também (não relacionei pque relacionou o meu e sim pque gostei mesmo). Parabéns, o seu blog está bem legal! Gostei dos textos e do “look” também...
Qto a este último post, legal a sua atitude de tentar conscientizar as pessoas do quão agressivo pode ser (para o italiano nato in Itália e para os ítalo-descendentes) certas atitudes. Vou estudar mais, qdo tiver tempo, sobre este assunto, para saber como era a postura dos descendentes (para ver como isso foi passando). Eles valorizavam a Itália ou preferiam não tocar no assunto (a maioria saiu de lá em condicões difíceis)? Acredito que a primeira opcão, pelo menos no meu caso. Mas, vou ver um dia de pesquisar mais sobre!:-) Bjos
é infelizmente cada dia tenho visto mais e mais pessoas querendo apenas adquirir o passaporte italiano , e muitos nem sabe a capital da Italia, e mto menos o que é o hino fratelli, mas sou otimista e penso que assim que chegarem na italia para requerer seu direito vai cair a ficha que não se trata apenas de um passaporte mas sim de um direito real adquirido pelas pessoas que formaram a sua cultura e sua familia.
gde abraço e continue na luta
Posta un commento