giovedì 29 maggio 2008

Legalizações! Detalhadamente...

Conforme prometido, vou agora falar como foi toda a etapa das legalizações.

A começar que o meu agendamento foi feito em outubro de 2007, sendo que recebi o e-mail de confirmação do consulado em 31/10/2007 informando que as minhas legalizações estariam agendadas para 26/10/2008 e que deveria comparecer com todos os documentos acompanhados pelas traduções das 08:30hs às 12:30hs.

Bem... cheguei na Paulista às 07:05 e fui tomar um suco de laranja com um salgado em uma lachonete, não tinha comido nada antes. Ainda tinha que ir retirar as minhas traduções no Patronato EPASA.

Peguei um táxi e cheguei lá às 08:05. Fui correndo no segundo andar do Ed. Itália que fica na esquida da R. da Consolação com a Av. São Luis, e é um prédio bem alto mesmo, um dos maiores de São Paulo.
Fui prontamente atendido e retirei as certidões e traduções em menos de 3 minutos. Paguei à vista.
Corri para a R. da Consolação para pegar um taxi e seguir direto ao consulado. Lembro que já havia passado na frente do consulado naquela manhã e já havia uma fila mesmo antes das 08:00.
Cheguei no consulado era aproximadamente 08:25 (o consulado é perto do patronato). Já havia aproximadamente umas 50 pessoas na minha frente. Fiquei lá na fila e entrei lá pelas 09:15, quase 45 min. de molho.
Na portaria eu apresentei o meu e-mail impresso do agendamento juntamente com a minha carteira de motorista, e o carabinieri olhou e disse ao outro rapaz detrás de um guichê: "Legalizzazione!". E ele me deu um cartão vermelho grande escrito apenas "Legalizzazioni" e pedi que eu seguisse diretamente ao guichê 3 ou 4.

Haviam várias pessoas sentadas e como eu fui orientado a seguir direto no guichê eu sentei por apenas alguns segundos, que foi o tempo suficiente para que uma moça que estava no guichê 3 se levantasse. Prontamente eu me levantei e sentei.
Havia um senhor no guichê 3 que me atendeu, me perguntou o que queria e respondi que estava ali para legalizar meus documentos. Então entreguei a ele o e-mail e os documentos.
Ele me perguntou onde eu residia e eu disse que morava em Mato Grosso, e logo ele me pediu o comprovante de residência.
Havia tirado fotocópias de umas correspondências bancárias, extrato de FGTS e do meu título de eleitor. Entreguei apenas a fotocópia da correspondência bancária e do título de eleitor. Ele olhou para os dois e falou que precisava de um comprovante que houvesse alguma data para atestar que era recente. Eu apenas lembrei a ele que uma das fotocópias era do meu título de eleitor e que estava mencionando a minha cidade.
Ele disse "Tudo bem! Está certo."

Começou então a olhar os documentos e me perguntar quem era quem... perguntou se era eu mesmo o Alexandre, eu disse que sim, é lógico.
Quando ele viu a certidão da minha irmã perguntou quem era ela, e quando lhe disse que era a minha irmã ele se recusou a legalizar e me devolveu dizendo que para esse caso ela deveria fazer um agendamento. Até que tentei insistir um pouco mas não deu certo.

Bem, ele foi olhando uma por uma e juntando as certidões com as traduções e fazendo aquelas dobrinhas nas pontas e grampeando. Depois disso choveu carimbo nos documentos, ele carimbava as dobrinhas e eram mais 3 carimbos no verso de cada tradução e de cada certidão. Depois ele assinava.
Ele fez tudo isso nos 8 jogos de documentos enquanto eu aguardava.
Feito isso ele pegou um boleto bancário e preencheu à caneta e me entregou pedindo que pagasse diretamente na boca do caixa e retornasse para retirar diretamente no guichê 5 os documentos legalizados. O valor foi de R$ 364,00.

Eu peguei o meu boleto e atravessei a Paulista e fui no HSBC que ficava pertinho. Entrei e havia somente duas pessoas na minha frente, em menos de 5 minutos eu paguei o boleto e voltei ao consulado. Quando o carabinieri me viu entrando com o boleto na mão ele já me pediu que entrasse direto.

Tinha uma moça sendo atendida no guichê 5 e mais uma em pé logo atrás da cadeira onde a primeira estava sentada, então eu entrei na fila. Foi a parte mais demorada porque a primeira moça estava legalizando e demora um pouco também.
Depois que chegou a minha vez a moça me pediu o boleto, e ela procurou os meus documentos e viu que eram muitos. Ela então pediu que deixasse atender algumas pessoas que estavam na fila que eram idosos, eu falei que tudo bem e que não tinha pressa.
Ela atendeu mais umas 4 pessoas antes de mim.
Chegando a minha vez ela pegou os documentos e começou a imprimir umas etiquetas... era demorado, ela ia imprimindo uma por uma e depois foi selando cada papel e carimbando mais uma vez. Após alguns minutos tudo estava pronto, ela me entregou a papelada e eu agradeci e fui embora.
Pronto! Estava tudo legalizado.
Eu fiquei bem feliz esse momento.

Como esse post ficou grande eu vou deixar para contar mais algumas coisas em outro momento, por enquanto é só.

Agora estou mais feliz e tranquilo, o momento agora é de me preparar.
Obrigado mais uma vez a todos que me apoiaram todo esse momento.

Abbraccio!
A presto.

Nessun commento: