sabato 27 giugno 2009

O fim de uma saga!

Olá meu caros leitores,

Há muito tempo que eu não posto aqui e estou devendo o desfecho dessa história.

Sim! Sou cidadão italiano como qualquer um italiano, seja ele nascido em Italia ou no exterior.

Embarquei para a Italia no dia 22 de abril de 2009 num voo da SwissAir. Detalhe, eu havia feito uma reserva anterior com um voo da AirFrance porém no dia a agência não conseguiu emitir o bilhete no valor que havia reservado e me ofereceu esse voo da Swiss com conexão em Zürich por uma pequeníssima diferença no valor. Comprei minha passagem no mesmo dia em que embarquei
Essa imagem é da aeronave que peguei em Guarulhos:


Enfim, chegando a Roma me dirigi para a casa do Fabio Saga, na Toscana. Peguei o Leonardo para Roma Termini, e de lá peguei um trem IC Plus para a Toscana. Ahh, detalhe, o ICPlus (I =Inter + C = City, InterCity) é um pouco mais caro do que o convencional (Regional) porém é muito mais rápido pois não para em todos os lugares. Gostei de ter viajado com o IC.

Chegando na casa do Fabio de cara já conheci dois amigos clientes do Blog, o Eric e a Angélica. Durente o tempo que fiquei na Italia, cerca de 15 dias, nós nos divertimos bastante como nossos passeios pela Toscana e nossos momentos de descontração fazendo nossos churrascos italianos (uma graça), pasta, sair para comer pizza, etc. Pouco tempo depois chega o JP (João Paulo) diretamente de Sampa para completar a turma.

O Fábio me torturando, rsrs!!

Eu, eric e a Angélica do fundo nas praias tirrenas.

Eric, Angélica, eu e o Robert passando ao fundo. Bela cidade medieval.

Bem... mas voltando ao que mais importa, a cidadania!
Infelizmente a minha ansiedade foi maior do que eu esperava e acabei indo para a Italia antes da confirmação de que o processo já estaria terminado. Como a anagrafe do comune estava muito atarefada eu tive que esperar um pouco mais, e acabei assinando somente no dia 06 de maio de 2009. Vejam a foto do dia:




Uhuuuu!! Finalmente fui "reconhecido" como um cidadão italiano de fato! Logicamente que depois que se conclui o processo começa a surgir na mente toda o histórico dessa saga, desde o primeiro dia em que decidi ir atrás desse direito até aquele momento. Foi sensacional pois o sentimento de conquista, de vitória era muito grande. Ficamos até orgulhos de nós mesmos!
Naquele dia eu saí do Ufficio Anagrafe já portando a minha Carta di Identità, meu Certificato di Cittadinanza e meu Estratto per Riassunto dell"Atto di Nascita.

Daquele momento em dianta, era indiscutível! Me tornei italiano com direitos e deveres como qualquer um outro italiano que cruzasse comigo no caminho. Mas ainda precisava fazer mais uma coisa! O "Passaporto"!

A Kelly, da Saga Corp, me acompanhava a todo o momento desenrolando o meu processo. Tudo era feito por ela de forma profissional e eu só acompanhava. Ela me levou até a Posta Italiana (correios da Italia) e solicitou o boleto para recolher a taxa de emissão do passaporte eletrônico. Paguei a taxa e mais a Marca da Bollo que é um selo utilizado na Italia para iniciar o protocolo e tramite de muitos processos. Tirei fotocopia dos meus documentos e fomos até a Questura (Policia di Stato). Lá fomos solicitar o nosso passaporte eletrônico, apresentamos as cópias dos documentos, comprovante de recolhimento da taxa, marca da bollo, foto (sim, é necessário levar a foto impressa). A agente da polícia conferiu meus documentos e deu entrada na minha solicitação. Assinei e pronto, deveria aguardar 5 dias úteis para retirar. Como não dispunha desse tempo eu deleguei o poder de retirar esse passaporte para a Kelly que me enviaria posteriormente via algum serviço expresso internacional.

Fomos até o Ufficio Immigrazionne para dar baixa no meu permesso apresentando uma cópia do Certificato di Cittadinanza que foi protocolado na minha pasta. A partir daquele momento a Policia di Stato saberia que não me encaixo mais no quadro de imigrantes, mas sim de italianos. Pessoal, é necessário fazer isso hein!!

Enfim!! Para comemorar fui até Firenze (Florença) para conhecer um dos berços culturais da Europa. A cidade é maravilhosa" =)

Obrigado Deus, por essa conquista que o Senhor permitiu que alcançasse!!
Obrigado!!



Ahh... e o passaporte eu recebi hoje, em casa, pela UPS!! 27/06/2009.
Valeu Kelly, valeu Fabio! Obrigado também a vocês por ajudarem esse sonho a se tornar uma realizada.

Agradecimentos:
Ligia Gabani (meu amor)
Nonna Maria Ortiz
Nonna Martha Facci
Juli Mello
André Vidigal
Amigos e membros da comunidade "Minha Saga Cidadania Italiana"
Tia Rita Mariniello
Tia Isabella Mariniello
Minha mãe Fátima Mariniello
Meu pai o Sr. Novaes
Ao Consulado de São Paulo que me atenderam bem
A todos os demais que contribuiram me dando força e uma palavra de ânimo!

A todos obrigado!

3 commenti:

Anonimo ha detto...

olha eu sou a primeira!

Michael Darolt ha detto...

Parabéns rapaz...
Achei que iria antes de você, mas posterguei para agosto.
Aproveite bem esta conquista.
Abbraccione.

Martha Facci ha detto...

Nossa, logo será o seu 1º aninho e eu nem pra vir aqui resgistrar os meus votos.
Vale em dobro agora...
Nipote, pra voce tudo de melhor nesta vida, que esta conquista seja apenas um inicio para outras tantas e melhores que virão....

beijão da nonna